Centro Educacional Pioneiro

Formar cidadãos responsáveis, que possam atuar na sociedade de forma transformadora e ética, é um trabalho a longo prazo. No Centro Educacional Pioneiro, esse compromisso tem início na Educação Infantil e se estende até o final do Ensino Médio, em um ciclo de aprendizagem e convivências contínuas com aulas, projetos, viagens, palestras e atividades que visam a formação integral do aluno.

Missão

Desenvolver no estudante conhecimentos, habilidades e competências tornando-o um cidadão ponderado e consciente do seu potencial transformador.

Visão

Ser reconhecido como um espaço educador de referência com práticas pedagógicas contemporâneas em que o estudante percorre um caminho individualizado de aprendizagem.

Crenças e Valores

O Centro Educacional Pioneiro considera a singularidade de cada aluno e o compromisso com o coletivo. A escola atua em formações cultural e ética que valorizem responsabilidade, integridade, perseverança, honestidade e respeito.

Após quase 40 anos atuando na formação de alunos no Brasil por meio da Escola de Corte e Costura, Dona Michie Akama conseguiu, com a Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama, viabilizar a compra de uma área na Vila Clementino onde foi construído o Centro Educacional Pioneiro. Ele é o fruto da dedicação e perseverança da professora japonesa que fez da sua missão de vida educar, em um primeiro momento, as jovens descendentes de japoneses no Brasil, mas depois ampliou sua atuação para a comunidade brasileira. Em 1979 era inaugurado o Centro Educacional Pioneiro, atendendo alunos da Educação Infantil e Fundamental. Em 2001, foi implementado o Ensino Médio, completando o ciclo de aprendizagem básica. São oferecidas turmas no período da manhã, tarde e integral opcional. Além disso, o Período Adicional é uma alternativa para os alunos que precisam ficar além do horário de saída regular no período da tarde. No contraturno, os alunos podem optar por mais de 20 cursos extras, inclusive o Programa Bilíngue, disponível a partir da Educação Infantil. Outros cursos incluem japonês, mangá, balé, judô, teatro musical, robótica, natação etc.

Mais informações em www.pioneiro.com.br

Pioneiro